
Para tal é necessário conhecer as leis do Yin \ Yang e dentro dos meus conhecimentos vou tentar de uma forma simples apresenta-las e assim responder a esta pergunta.
Ao longo dos meus anos de estudo nesta área, um dos primeiros ensinamentos e talvez um dos mais importantes, foi precisamente o de entender e descodificar este símbolo.
Voltando aos exemplos que dei logo no primeiro paragrafo, uma coisa que salta logo à vista é que são sempre dois lados opostos de um mesmo fenómeno, Bem\Mal; Positivo\Negativo; Dia\Noite, e logo aqui começamos a ver que YIN\YANG são os dois lados de uma mesma moeda, um só existe porque existe o outro no sentido inverso mas sempre no mesmo contexto. Assim facilmente podemos catalogar todos os fenómenos do mundo em YIN e YANG.
Outras das coisas que descodificamos olhando para o símbolo é que o máximo de um origina o outro, assim como no mundo físico, quando se chega ao cume de uma montanha o caminho que fazemos a seguir é descer. Mas podemos dar outros exemplos como é o caso de uma queimadura pelo gelo. O gelo representa o máximo de Yin enquanto a queimadura é algo bem Yang. Deste modo temos o máximo de Yin origina o Yang e máximo de Yang gera Yin
Facilmente chegamos a mais uma lei, que existe Yin dentro do Yang e Yang dentro do Yin.
Para não me tornar maçador digo apenas que nos homens existem hormonas femininas (Estrogénio) e que nas mulheres existem hormonas masculinas (Testosterona).

Para acabar resta-me concluir que este nele podemos reportar todos os momentos da vida, que se hoje alguém está em baixo tem sempre a certeza que em algum momento começa a subir, e que por muito mau seja a situação em que nos encontramos há sempre algum aspecto positivo e que nos vai ensinar para o resto da nossa caminhada e que por fim cada momento é especial e único por isso há que vive los e desfruta los.
Espero ter sido esclarecedor a cerca dos "mistérios" compreendidos neste maravilhoso símbolo.
Abraço e que o Qi/energia esteja convosco.