Entramos recentemente no solstício de Verão e aproveitando este facto nada melhor que olhar para este fenómeno à luz da MTC. As coisas que vamos ver são lógicas e que todos nós constatamos diariamente.
A primeira coisa que destaco é o facto de este dia ser aquele com mais tempo de luz solar, como é habitual dizermos, é o maior dia do ano. Mais uma vez bate certo com a teoria do Yin / Yang, porque ao chegarmos ao solstício de verão chegamos ao máximo de Yang, até este ponto os dias eram cada vez maiores mas a partir desta data o Yin começa a entrar no Yang e por muito bonitos e quentinhos que sejam, os dias ficam cada vez mais pequenos até chegarmos ao inverno que é o máximo de Yin.
Continuando, vamos olhar para o próprio verão, e verão é sinónimo de calor, e olhando para os 5 movimento existente na teoria da MTC, Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água, facilmente podemos concluir que o verão entra no movimento Fogo
.
Agora os mais atentos podem pensar: “mau... existem só quatro estações e existem cinco movimento como é que isto pode bater certo?”. Bate certo sim, porque existe um período de transição entre cada uma das 4 estações do ano, este período tem uma duração de 18 dias e corresponde ao centro e como o centro é movimento Terra logo atrevo-me a dizer que este intervalo será como uma quinta estação que se repete sempre que existe um solstício ou um equinócio; no fundo é como se fosse primavera (Madeira), vai ao centro (Terra) para fazer a transição e finalmente entramos no Verão (Fogo). Pode parecer confuso mas para mim faz sentido, e lembro-me sempre de uma expressão popular “quem vai ao Mar, avia-se em Terra”.
Bem, vamos aproveitar para aprofundar um pouco mais este movimento Fogo correspondente ao Verão.

O cheiro a queimado (como não podia deixar de ser) e a ranço são os odores pertencentes ao Fogo. No que toca aos sabores e o Amargo que se encaixa neste elemento.
Continuando nesta nossa viagem que tal irmos rumo ao Sul? É que é esta a direcção do movimento Fogo. Até aqui todo lógico… Vem o Verão, o Calor e nas férias queremos rumar ao Algarve que fica no Sul.
E agora lanço o desafio de dar uma cor ao Verão. Aposto que a maioria disse o Vermelho. Se foi isso que pensou, então acertou na cor correspondente ao movimento fogo.
Outro aspecto relevante ao verão e ao calor é a transpiração e o suor, suor que é a secreção deste nosso movimento.
Alegremente e com alguns risos seguimos em frente, e estes risos e esta alegria tem uma carga simbólica muito especial, porque é este mesmo sentimento e este som que se enquadram no Movimento Fogo… mas atenção porque demasiado alegre para além de dispersar a energia poderá ser um sinal que algo não está equilibrado no nosso Coração. Outro alerta neste capítulo é para os mais ansiosos porque a ansiedade também afecta a energia do coração.
E falando do Coração, chegamos a um dos aspectos mais curiosos e diferenciador da medicina energética da medicina convencional. Começando pelo principio o movimento fogo alberga o órgão Coração e a víscera Intestino delgado mas também o órgão energético Xin Bao Luo ou Mestre do coração e a Víscera energética San Jiao ou Triplo aquecedor. Alguns autores atribuem ao Xin Bao Luo a correspondência ao Pericarpo. Já no que diz respeito ao triplo aquecedor alguma semelhança entre ele e o “novo órgão humano” chamado Mesentério poderá não ser pura coincidência.
Frases como “O coração governa o sangue e os Vasos” são ensinadas desde cedo e mostra bem a sua importância na regulação e funcionamento do sistema sanguíneo, mas é mais ou menos isto que se vê na medicina ocidental, já dizer que o Coração encerra o Shen isto é, rege a parte emocional, que ele é o Imperador, que representa e comanda a Consciência e toda a actividade mental, que é nele que se “reúne o espírito” ou que o “Sangue é o suporte material da consciência” já difere muito dos conceitos ocidentais. Também se diz A abertura do Coração é a língua, Sun Si Miao (581-682 d.c) no livro "Qian Jin Yi Fang" escreveu assim “A língua é o procurador do Coração, eis porque o Qi do Coração circula até a língua” e ainda “A língua é o rebento do Coração”.
Alguns autores defendem que o Coração se encarrega do mental e das questões emocionais enquanto o que o Xin Bao Luo para além das sua funções de defesa e guardião do coração também se encarrega das questões do sangue e dos vasos.
Para terminar esta breve introdução ao Fogo digo ainda que 2 e 7 são os números de Fogo na sua sequência Cosmológica, ainda que o Sol e Marte são os seus astros, que Carneiro também é fogo, e que trigo e alperce são alguns dos vegetais / alimentos.
Despeço-me por hoje, mas deixo nos próximos parágrafos para quem quiser algumas passagens do Su Wen, livro dos Princípios de Medicina Interna do Imperador Amarelo.

“As energias de todas as coisas na terra surgem na primavera, crescem no verão, dão passagem no outuno e se ocultam no inverno.”
“As energias yin e yang das quatro estações são as energias - raiz de surgimento e crescimento de todas as coisas. Portanto os sábios conservam o coração e o fígado que é a energia yang na primavera e no verão”
No Cap 5: “O sul corresponde ao Verão , e o calor é gerado na terra a partir do fogo no verão; o fogo pode ser transformado em amargo que é o gosto do coração. A terra determina a condição do sangue, que gera o baço (fogo gera terra). Como a Língua é o sintoma de tendência para o coração, por isso o coração se associa à língua.
...O sul é quente nos 5 elementos é o Fogo; nas 5 vísceras é o Coração, nas 5 cores é o vermelho, nos sons é o riso, nas variações de emoção é a melancolia nos orifício é a língua, o gosto é o amargo, nas acções emocionais e o excesso de alegria”
Grato pela atenção.
PG