quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Geng zi - Ano do Rato dourado








ANO NOVO CHINÊS - ANO DO RATO



Dia 25 de Janeiro começa um novo ano pelo calendário chinês, e que se estende até ao dia 11 de Fevereiro de 2021. Este novo ano vamos estar sobre a regência do Rato. 

Segundo o calendário chinês o rato dá início a um novo ciclo de 12 anos, mas este ciclo está dentro de um ciclo maior de 60 anos em que a combinação dos 10 troncos celestes (madeira yin, madeira yang; fogo yin, fogo yang; terra yin, terra yang; metal yin, metal yang; água yin, água yang) e dos 12 ramos terrestre (Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo,Carneiro, Macaco, Galo, Cão e Porco) determinam a "energia" que temos que lidar em cada ano.



2020 é um ano muito particular pois vamos ter o Rato de geng zi, rato metal yang que só ocorre em cada 60 anos. “Geng” é ouro e “zi” é um rato, podemos dizer então que este é o ano do Rato Dourado. Outra associação que se faz é, como a cor representativa do Metal ser o Branco este ser o ano do Rato Branco. 


Normalmente o ano do Rato é associado à prosperidade e, por isso, espera-se sucesso em investimentos, desenvolvimento rápido e crescimento profissional… tudo muito bem, mas desta vez tive a curiosidade de olhar para trás e procurar os outros anos “ratos”, dando particular atenção aos anos de Geng Zi.

As últimas 10 vezes em que rato regeu os anos foram 2008, 1996, 1984, 1972, 1960, 1948, 1936, 1924, 1912 e 1900. Por isso, nada melhor que fazer uma breve retrospectiva sobre os factos mais marcantes destes anos.

Comecemos por 2008. A anunciada crise financeira instala-se com força abalando todo o sistema financeira, nos Estados Unidos Barak Obama é eleito presidente tornando-se o primeiro negro a ocupar o lugar mais importante na casa branca. Se uns entram outros saem, Bill Gates deixa a Microsoft e Fidel Castro deixa a presidência de Cuba. Na China ocorre um grande terramoto que mata mais de 80000 pessoas e em Pequim realizaram se o jogos olímpicos.






Em 1996, é fundada a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e é clonada a ovelha Dolly.











No ano 1984 Portugal vai pela 1º vez ao Europeu de futebol, a cosmonauta soviética Svetlana Savitskaya torna-se a primeira mulher a caminhar no espaço. Também foi neste ano que é identificado o vírus do HIV\Sida e que o primeiro ministro chinês Zhao Ziyang e a primeira ministra britânico Margaret Thatcher assinaram a declaração de transferência de Hong Kong de regresso a china. Neste ano Bill Gates e a Macintosh mudam os conceitos de utilização dos computadores.











O Rato de 1972 foi de Água yang, e muito “líquido” foi derramado começando logo com um domingo sangrento na Irlanda do Norte e pelos atos terroristas no Jogos Olímpicos de Munique. Grande terremotos na Turquia, Nicarágua e Irão provocaram milhares de mortos de desalojados. Há a visita do presidente dos estados unidos Richard Nixon à China de Mao Zedon e que viria a estabelecer uma viragem importante nas relações oriente e ocidente. E já que falamos de Nixon, início do maior escândalo político nos estados unidos com o Watergate.




Este ano de 1960 deixou-me bastante curioso porque tal como vai ser este ano foi Rato Metal Yang. Neste ano é fundada a OPEC (organização dos países exportadores de petróleo). Começa a guerra do Vietnam, e o IRA começa a sua luta com a Inglaterra.
Brasília é oficialmente inaugurada. 7 países africanos declaram a independência, e fica conhecido como “o ano africano da independência”. Em Agadir, Marrocos um terremoto mata um terço da população e no Chile outro bate o recorde de maior intensidade registado.




12 anos antes, 1948 Mahatma Gandhi é assassinado, Israel é declarado um estado independente. A Organização Mundial de Saúde (WHO) é fundada, tal como é fundada Coreia do Norte. A assembleia geral das nações unidas adopta a Declaração universal dos Direitos Humanos. Na África do Sul começa a política do Apartheid. O Turquemenistão e no Equador terremotos trazem muitas mortes e devastação a milhares de pessoas.












Em 1936, vivia se um período conturbado, a Alemanha de Hitler, a Itália de Museologia e o Japão formavam uma aliança. Em Inglaterra o rei Edward VIII abdica do trono por amor, em Espanha, Franco é nomeado chefe de estado e começa a guerra civil espanhola. Na China, marines japoneses assumem o controle do distrito de Xangai e Chiang Kai Shen declara guerra ao Japão. E no meio deste cenário conturbado, Jesse Owens ganha 4 medalhas de ouro no jogos olímpicos de Berlim.



1924, Willem Einthoven ganha o prêmio Nobel da medicina pelo electrocardiograma, Edson Hubble anuncia formalmente a existência de outras galáticas. Lenin morre e é Stalin que assume o poder.

O naufrágio do Titanic é em 1912. Também nesse ano o imperador da china abdica e é criada a República da China (Taiwan).



1900, realiza-se em Paris a segunda edição dos jogos olímpicos da era moderna e na China o crescente movimento anti ocidente e anti cristão dá origem ao que ficou conhecido como a Rebelião dos boxers.



Estes foram os factos mais relevantes que encontrei na minha pesquisa, há um pouco de tudo mas isso já era de esperar. Agora gostaria de me focar mais em pormenor nos anos Geng Zi, que tal como disse só ocorrem de 60 em 60 anos. Os Chineses como bons observadores que são associaram desde há muito tempo que nestes anos ocorrem eventos importantes que abalam e podem afetar a instabilidade do mundo.
Segundo a tradição, existe uma explicação para que estas coisas tenham acontecido durante estes anos. “geng” é a arma representativa do yang jin (metal yang) e é o vento forte, e que o “geng zi” tem a aparência de vento e chuva. 
Chega se mesmo a contar se histórias de uma profecia de Geng Zi, de desastres de Geng Zi, do obstáculo de Geng Zi e até a reencarnação de Geng Zi. 
E Olhando novamente para 1960 acontecem mudança profundas em áfrica e ocorreu um dos maiores terremotos que há registros e iniciou-se oficialmente a guerra do Vietnam. Na história mais recente da China outros episódios marcantes dão-se nos anos Rato Metal Yang como a rebelião dos Boxers em 1900 e a primeira guerra do Ópio em 1840.

Anos de Rato em geral e de Geng zi em particular têm sido anos importantes, olhar para a história é importante, ajuda a preparar o presente e a perspectivar o futuro, tal como diz o ditado que “Homem prevenido vale por dois”.

Independentemente de factos de tradições e de crendices, um novo ano é sempre o inicio de um novo ciclo, de renovação de ambições e expectativas, por isso vamos aproveitar a energia yang para nos levar a ser astutos e perspicazes como um Rato e usar o fio afiado do metal para cortar amarras com o que nos atormenta e aproveitar para desbravar e abrir o caminho para um futuro próspero e brilhante.



A todos um FELIZ ANO NOVO, e um BRILHANTE RATO.