sexta-feira, 20 de maio de 2016

PanGu e a criação do mundo

No seguimento do post anterior que dava a conhecer a R. P. China e os Chineses desta vez quero partilhar convosco a forma Mitológica que o oriente têm sobre a criação do mundo.
Esta é a Lenda de Pangu que separa o cêu e a terra.
"Não começa por era uma vez como as outras historias porque não havia céu, porque não havia terra nem havia dia, nem noite logo também não havia sol nem lua... podiamos continuar por aí fora porque não havia nada...
Bem, nada nada também não, havia um caos e esse caos era como se estivesse dentro de um grande ovo e como em qualquer ovo gera vida a vida que foi sendo gerada era PanGu (盘古).
Foram precisos 18000 anos para num repente PanGu (盘古) acordar. Quando abriu os olhos e se deparou com um denso negrume esticou se e num forte golpe com a sua monstruosa mão quebrou o ovo... O barulho foi enorme e pouco a pouco a casca foi se quebrando e o ar leve que saia do ovo começou a subir e deu origem ao céu azul enquanto a poeira pesado caiu e originou a terra.
Ao se erguer PanGu (盘古) pisou pela primeira vez o chão e a terra e com a cabeça foi tocando no céu e a medida que se endireitava ai afastando o céu e terra de forma a que eles mais se unissem.  PanGu (盘古) crescia e afastava ceú e terra diariamente um Zhang (medida de comprimento chinesa com aproximadamente 3,33 metros), o seu corpo estava cada vez maior, tornou se gigantesco e passados outros 18000 anos quando o ovo já não se conseguiria fecha caiu exausto.
A quebra viria a provocar grandes e estranhas alterações no seu corpo:
A sua respiração transformou-se em vento e nuvens, e a sua voz em trovões.
Os olhos de PanGu (盘古) transformaram-se em sol (esquerdo) e lua (direito).
Os quatro cantos do mundo são a transformação das mãos e dos pés.
As cinco montanhas famosas é o seu tronco.
Já os mares e os rios vieram do seu sangue.
Os tendões e as vias são os nossos caminhos.
Os músculos são as terras de plantação.
Pelos e pele são as plantas da terra.
Dentes e ossos transformaram se em pedras e metais.
As pérolas e jades preciosos são o esperma e a medula.
A chuva e o orvalho é o suor.
E depois de todas estas maravilhosas transformações ficou a terra tal como nós a conhecemos hoje."




Este post teve como ponto de inspiração o conto incluído no livro " Mitos e lendas da terra do dragão" de Ana Cristina Alves e Wang SuoYing, esta ultima minha professora de língua e cultura chinesa que juntamente com o marido o Prof. Lu YanBin têm sido uma constante ponto de referência e apoio nesta minha "caminhada pelo oriente".

terça-feira, 10 de maio de 2016

A China

Um dos principais motivos para a criação deste blog é a divulgação da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), mas para ser bem sucedido neste tarefa  é minha obrigação ir um pouco mais além e dar a conhecer o as sua origens, algumas das suas lendas, alguns dos seus mitos e que servem de base não só à MTC mas a todo o pensamento e filosofia chinesa.
E nada melhor que começar pela país e pelo seu povo. Actualmente a China dá pelo nome de  Republica Popular da China, tem uma população estimada de 1300 milhões... ui como eles são muitos... Estes milhões todos estão espalhados por uma superfície de 9,6 milhões de metros quadrados, sendo o terceiro maior pais do mundo. Por falar em superfície é curioso ver que as actuais fronteiras no mapa têm a forma de um galo.
Por outro lado este galo tem muitos miúdos, e esses miúdos são as suas varias etnias. São 56 etnias ao todo e a dominante é a Han e são 90% da população, as outras minorias ectnicas incluem os Mongóis, os Tibetanos, os Uigures, os Zhuang, os Coreanos ou os Hui entre outros.
No meio disto todo a Republica Popular da China conta com 23 províncias, 5 regiões autónomas, 4 cidades centrais (subordinadas ao estado central) e 2 regiões de administração especial.
A capital é Pequim que em mandarim quer dizer capital do norte (Běi \norte e 京 jīng \ capital).
Outra curiosidade é que os Chineses não são Chineses e nem a China é China... confusos? Passo a explicar. Em mandarim a R .P. China chama-se 中国 Zhong Guo que traduzindo é centro ou meio de Zhong 中 e Guo 国 País, logo eles são o País do Centro e em consequência os cidadãos Chineses são os Zhong Guo Rénv中国人  ou os Cidadãos do Pais do centro.
Há quem diga que a origem de se chamar China e Chineses se deve a nós Portugueses povo deste pequeno rectângulo na ponta da Europa que a quando da época dos descobrimentos chegaram ao outro lado do mundo e encontraram este fascinante povo por causa dos sons assim os "batizaram"... lenda, verdade ou mentira não sei mas é o tipo de coisa que gosto de acreditar que é verdade.
Depois deste pequeno texto acredito que ficaram a conhecer um pouco melhor o tipo da loja ao lado ou o empregado do restaurante da esquina, mas mais do que isso um pouco melhor o povo que saiu das suas fronteiras e da sua muralha e que se expandiu para o mundo.






segunda-feira, 9 de maio de 2016

Pensamento, Reflexão, Acção

Olá,
Faz muito tempo que não publico nada no blogue, mas ultimamente tenho pensado em cá voltar e hoje passei do pensamento à acção.
Os motivos desta minha longa ausência são variados mas, resumidamente deveu se numa primeira fase a falta de tempo, depois mesmo  quando havia tempo não havia vontade e com o passar dos dias este projecto caiu no limbo...
Aproveito a frase atrás escrita "passei do pensamento à acção" para divagar sobre ela.
Nos tempos que vivemos cada vez há mais pessoas a sofre de diversos tipos de problemas e muitos desses problemas para mim advêm desta não concretização dos pensamentos a acção.
Passo a explicar a minha ideia\teoria: há pessoas que passam a vida inteira a dizerem que queriam isto, que desejam aquilo mas nunca concretizam. Para nós da MTC sabemos que os pensamentos (YI) estão dentro da esfera do movimento Terra e quando falamos Terra falamos no sistema Baço\Estômago e se estivermos constantemente com os mesmo pensamento mais cedo ou mais tarde eles degeneram passam a ser malignos e podemos vir a sofre de diversas patologias.
Por outro lado temos que ver quais os motivos para não se passar este pensamento à acção.
E neste campo entra um actor muito importante a Vontade. A Vontade (ZHI) está dentro da esfera do movimento Água e água é Rim. Se não há aquela força de vontade capaz de conduzir o pensamento(Yi) à acção então a energia do Rim \ Água \ Zhi está enfraquecida. Neste caso ou damos uma grande volta â nossa vida e tonificamos a Água ou estamos tramados.
Por fim, falta me falar de um outro factor muito importante para isto do "pensamento\acção" que é uma boa capacidade de analise e reflexão de todos os factos envolvidos no processo, e aqui entra o SHEN, que mora no coração que mora no movimento Fogo. Se o Shen estiver desestabilizado também dificilmente saímos do campo dos desejos\pensamentos ou se saímos poderemos ter problemas adicionais...
Para não me alongar mais e visto que este post marca o meu regresso resta me desejar ter a força de vontade necessária (ZHI) para que os meus pensamentos (YI) consiga traduzir boas reflexões (SHEN)  e que a partir de agora todos tenham a consciência de dizer "Pensamento\reflexão\acção).