O tempo passa num instante e já passou mais de um mês desde que escrevi aqui pela ultima vez.
Durante este intervalo muitas coisas aconteceram, entre elas destaco todo o movimento que se criou a volta da isenção do IVA para todas as Terapias Não Convencionais (TNC).
Pois é, o Oficio Circulado Nº 30174 2015-08-26 emitido pela Área de gestão Tributária-IVA da autoridade tributária e aduaneira (AT)e com o assunto do IVA - Enquadramento das actividades terapêuticas não convencionais veio tal energia perversa (Xie Qi) atacar o nosso mundo.
Desde logo começa por exigir o pagamento do IVA a 23%, ou seja mais 23% sobre o valor de consulta/tratamento aos nossos pacientes. É mau mas ainda vai piorar, pois a AT veio exigir o pagamento com retroactivos a 4 anos, mais 30% de multas e de juros 25%, e isto sobre valores que não cobramos aos utentes... nem vou fazer as contas a isto todo porque senão deixo o post a meio e vou rapidamente pedir ao colega mais próximo para me por umas agulhas.
Mas felizmente que, tal como quando há agressão pelas Xie Qi o nosso corpo reage e convoca o sistema defesivo (Wei Qi) para actuarem também nós profissionais das TNC reagimos em defesa da nossa causa.
Uma manifestação foi realizada em frente a Assembleia da Republica, e também foi feita e entregue na AR uma petição para a isenção do IVA nas TNC.
E usando as leis do YIN\YANG em que há Yang no Yin e Yin no Yang, no meu ponto de vista no meio destas tormentas também há aspectos positivos a retirar
Pela primeira vez assisto a um aproximar entre as varias especialidades das TNC, há cada vez mais a consciência que temos problemas e objectivos em comum e que juntos somos mais fortes. É que aos olhos da lei somos todos TNC.
Sem comentários:
Enviar um comentário