Ano do boi metal yin
Este será apenas o segundo, de um novo ciclo de 60 anos que se iniciou em 2020.
Por vezes, para crescer algo novo, o que estava instituído tem que cair. O Rato Metal Yang (Gengzi) fez o seu trabalho. Agitou e agita, doeu e dói, mas fez pensar, no que realmente importa, qual o sentido da vida. Ter ou ser?
Tal como na dialética do Yin e do Yang, tudo se transforma, um dá origem ao outro, um só existe com o outro, e dentro de um está lá o outro, por isso temos o dever de criar bases, para que este seja o ciclo da compreensão e do respeito pelas diferenças, integrando-as, de formas a sermos maiores e melhores.
Dito isto, apresento o senhor… ou animal que se segue. O Boi (牛 niu)
Finalmente chega ao fim o ano do rato metal yang (geng zi), e uma vez mais, se veio a provar, como, um período bastante funesto, conturbado e desafiante.
Desta vez entra em cena o boi. O boi metal yin.
O boi é, na cultura chinesa, um animal valioso. Pelo seu desempenho na agricultura, os bois são considerados trabalhadores árduos, inteligentes, confiáveis, honestos e discretos. Raramente perdem a paciência, lógicos e muito cumpridores das suas obrigações. Dadas estas características, podem dar bons líderes.Tradicionalmente, o Boi de Metal yin traz, avanços na carreira, sucesso nos negócios, prosperidade e bem-estar para todos os signos do zodíaco. A influência do elemento metal (sinônimo de dinheiro) assegura isso.
Juntando todas estas características, atrevo-me a dizer que, quem trabalhar de uma forma séria, disciplinada, honesta e dedicada, nas diferentes facetas das suas vidas, a sorte o acompanhará e, o ano será muito gratificante.
Pelo o que já foi dito, provavelmente estamos perante o animal mais adequado para lidar com as consequências, que o ano do rato de Geng Zi fez, e ao mesmo tempo, para lançar boas bases para os anos vindouros.
O Boi (niu牛), pelo mitologia oriental, foi o segundo animal a chegar junto do buda. E só não foi o primeiro porque o esperto e audaz rato o deixou para trás, depois de ter aproveitado a sua boleia. Para quem não conhece ou não se lembra partilho a lenda por detrás do zodíaco chinês. (já mencionada no ano do Galo em 2017).
Assim, segundo reza a lenda, Buda convidou todos os animais da floresta para uma festa de ano novo e prometeu uma surpresa para cada um dos animais que comparecessem, mas para lá chegarem tinham de atravessar um rio, mas esse rio tinha uma corrente fortíssima.
Os primeiros a chegar às margens do rio foram o Rato e o Gato que tinham combinado irem juntos. Como o rio era forte decidiram esperar pelo amanhecer para atravessem o rio. Neste momento a lenda diverge e tem duas versões para os acontecimentos seguintes; uns dizem que o rato acordou mais cedo e ao não chamar o gato levou a que este não chegasse a horas à festa perdendo assim o direito a recompensa; outros dizem que ao acordarem viram o boi e que lhe pediram para ele os levar no dorso evitando deste modo as águas rápidas do rio. O boi gentilmente aceitou levá-los mas, a meio da travessia, o rato empurrou o gato para a água, que com a força da corrente é levado para a margem de origem. Qualquer que seja a versão dos acontecimentos foi por causa deste episódio que nasceu a rivalidade entre estas duas espécies.
Ao chegarem à margem certa, o Rato sendo mais rápido e ágil que o boi correu e chegou primeiro junto ao Buda, logo de seguida chegou o Boi.
Pouco tempo depois e também estando habituado a atravessar o rio, chegou o Tigre.
Para espanto de todos, em quarto chegou o Coelho, que mesmo sem saber nadar foi cheio de astúcia e esperteza saltando de pedra em pedra e navegando por troncos até à outra margem do rio.
O quinto convidado foi o Dragão, que Buda pensava vir a ser o primeiro devido às suas asas o que tornaria fácil para ele atravessar o rio. Mas o bom do Dragão a meio caminho viu uma cidade em apuros e foi ajudá-la e ao chegar junto ao rio reparou nas dificuldades do Coelho em cima do tronco e com um forte bater de asas fez vento para endireitar o tronco na posição correta para que ele pudesse chegar até à margem. E assim justificou seu atraso.O Cavalo chegou em sétimo porque já em terra viu a Cobra e, assustado e com medo dela, deixou-a chegar à sua frente.De seguida, vindo numa jangada à deriva, chegaram cheios de sorte a Cabra (8°),o Macaco (9°), e Galo (10°). Por fim, chegaram, nadando sem pressa pelas águas frescas do rio, o Cachorro (11°) e o Porco (12°).Continuando a falar de direções, oeste, noroeste e sudeste estão privilegiadas. Na prática, isto quer dizer, que se tem uma secretária virada para alguma destas direções, os seus negócios ou estudos estão mais beneficiados.
Tal como mais favoráveis estão o branco, o amarelo e o verde. Fica a dica, se tiver algum encontro especial ou uma reunião importante, leve uma peça de roupa, de uma destas cores ,e as probabilidades de ter sucesso, aumentam.
Pelas pesquisas que fiz, a maioria dos mestres dizem que os nativos de, Rato, Cabra, Cavalo, Macaco e Porco poderão ser os mais bafejados pela sorte durante a regência do Boi.
O Rato, este ano tem uma energia especial, o que eleva o seu otimismo ao auge, assim os seus ideais e conexões pessoais estarão potenciados ao máximo, este poderá ser uma ano muito importante para ele.
O Cavalo, os seus sonhos, as suas aspirações e os seus contatos pessoais serão essenciais neste ano. Uma energia especial, levará a conseguir pôr em prática todas as suas ideias, e ainda vai conseguir atrair os seus amigos, a o ajudarem nessas empreitadas. Otimismo, autoconfiança e fé nos outros, são os ingredientes necessários para se tornar num cavalo voador.
O Macaco, estará como a cobra, andará numa viagem interior, e vai conseguir encontrar o equilíbrio e o caminho que tanto procura. Ao longo do ano, o seu discernimento ficará cada vez mais aguçado e, as soluções surgiram cada vez mais naturalmente.. Isto também vai ajudar os seus amigos, porque vão procurar os seus sábios e lúcidos conselhos.O Porco e o dinheiro fluíram. Se quer sair da zona de conforto, este é o momento, sem dúvida este é o ano para recolher os presentes que a vida tem para oferecer.
Financeiramente, Dragão, Tigre, Coelho e Cabra também terão anos proveitosos.
É interessante notar que, 2021 pela astrologia ocidental é regido por Vênus, que está associado ao amor. Na cosmologia oriental, o Metal Yin também está associado a vênus, convidando a definir, organizar e ou solidificar os caminhos no amor e na forma como nos relacionamos.
Love is in the air, todos os casamentos e relacionamentos que comecem ou se realizem durante e vigência do boi, estão protegidos… aqueles que estão encalhados podem ter sorte este ano.
Já se sabe que, a coincidência do seu signo com a do próprio ano, traz sempre desafios acrescidos. Este ano é Boi, e os nativos de Boi, sendo independentes e fortes podem ser muito teimosos… lembre-se disso, e seja mais flexível.
Ao longo do ano, todos os signos podem ter períodos difíceis, mas “apenas” temos que confiar e deixar fluir o BOI METAL YIN, trabalhar dedicadamente (como o boi), entregarmo-nos de corpo e alma aos nossos desafios, deixar que a energia do METAL, corte o que não interessa, para no fim, realizar e concretizar todos os nossos objetivos (YIN).
Happy Niu* year
Feliz ano novo
*Niu = 牛 = boi
Sem comentários:
Enviar um comentário